Essa atividade é indicada para os 2º, 3º, 4º e 5º anos, dependendo do nível da turma. Seu objetivo principal é a produção de um entrevista.
Antes da Produção de texto em si, mostre uma entrevista e a estrutura deste gênero textual para que compreedam os elementos constituintes de uma entrevista televisiva /gravada por vídeo. A entonação das vozes dos entrevistadores, as expressões faciais, entre outros.
A atividade consiste em um roteiro para a entrevista, sobre quais perguntas podem ser feitas e a possível resposta do entrevistado. Deixe claro que, como repórteres, ele podem improvisar de acordo com o contexto e criar novas perguntas a se fazer ao familiar.
Oriente-os, por fim, depois do roteiro feito, realizar a gravação da entrevista, utilizando o celular. Faça uma exposição bem legal em homenagem aos pais/ às famílias dos estudantes, com as entrevistas realizadas.
HABILIDADES:
EF35LP10- Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
EF04LP17- Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.
EF04LP18- Analisar o padrão entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores/entrevistados.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!